quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Volta ao exercício, ao ofício desejado. Traça linhas simbolicamente organizadas, deslizantes e macias, gostosas mesmo de compor qualquer tolice.
Borda o que o momento escolhe, segue num fluxo transbordante de nada, apenas desenrola no gesto puro da vontade, do trabalho. Cria sem porquê, só por criar. Só pelo gosto bom de correr a lateral da mão no liso branco do papel, da quase seda, das manhãs e caminhos coloridos, da maravilha. Escreve sobre escrever, transcrever o pensamento. Escorre da caneta o líquido saciador dos poros incansáveis da folha nova, pinta, cria a folha nova, a nova menina dos olhos do poeta. Começa. Escreve porque é necessário, porque a mão escorrega macia até a distância, segura, precisa, sustenta a vontade firme de dançar a tinta boa, brinca, discorre, percorre a fronteira da letra, desenha, esculpe a letra justa, a palavra inteira. Diz qualquer maluquice, esquisitice, mas faz a primavera. Retorna outono. Vadia inverno. E renasce verão.
Na palma leva o coração.

5 comentários:

  1. cada cena deste texto desenhada na mente do leitor, traçada lentamente com muita delicadeza linha por linha, poderia ser comparada não somente a um escrito como é retratado, como também a um bordado, uma pintura, escultura, qualquer arte que tira do peito de seu feitor uma vontade, um sentimento, uma obsessão ou simplesmente um coração e transforma aquilo em algo tão bonito de se ver, de se ler, quanto o que você escreveu, ou teceu, ou construiu...ou compôs.

    ResponderExcluir
  2. Camila, obrigada! Escrevemos por que é necessário, de fato o coração é quem comanda, toda arte. Agradeço por seu coração abraçar o meu! bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Rafaela. E não precisa me agradecer, gostei do que li e me identifiquei com suas palavras... Sem escrever provavelmente toda confusão, todos os questionamentos e toda bagunça emocional muitas vezes em choque com conceitos adquiridos e herdados de nossas experiências ou apenas do que nos foi repassado ,entraria em colapso. Escrever é um exercício de organização mental, e como toda organização, envolve tempo, limpeza e algumas reposições, para no fim, encontrarmos um cenário melhor dentro de nós mesmos e que por vezes, também é aconchegante para os outros, ou leitores.
    Por coisas tão bem feitas que encontro ao passar aqui, sei que você entende do que estou falando.

    ResponderExcluir
  4. Que as palavras brotem em profusão. E nossas consciências sejam capazes de codificá-las. Bom ter você por aqui! bjs

    ResponderExcluir
  5. Que as palavras brotem em profusão para que nós possamos compreender essa sobriedade de sentimentos,descobertas e emoções vividas por cada um de nós todos os dias, e em seguida,sermos invadidos pela clareza advinda da compreensão daquilo que colocamos num papel, numa tela ou num guardanapo qualquer.
    Digo o mesmo, bom é estar por aqui e encontrar textos; poemas e pequenas crônicas tão bonitas que dão até um gosto adocicado na boca e não são muitos escritos que me acometem dessa deliciosa sensação(:

    ResponderExcluir